tipos de tinta spray

Conheça 5 tipos de tinta spray

Usar tinta spray é uma maneira excelente e fácil de dar uma repaginada nos seus móveis, realizar textura de parede e fazer até mesmo uma bela combinação de cores. Inclusive, um dos melhores aspectos desse tipo de tinta é a aplicação simplificada, permitindo que qualquer pessoa possa usá-la para obter os resultados esperados.

Mas, mesmo assim, nem todo mundo conhece as variedades da tinta spray. Por isso, este artigo vai esclarecer detalhes de cinco tipos de tinta spray excelentes para realizar um trabalho perfeito, prático e rápido. Acompanhe a leitura.

1. Spray removedor

Este é um dos tipos de tinta spray que não tem a função de pintar e sim de remover a tinta aplicada no local.

Remover a tinta de qualquer local raramente é um trabalho fácil. Cada superfície usa um tipo de tinta diferente, sendo que cada uma reage de maneira distinta.

Por isso, removê-la não é tarefa para qualquer produto.

O spray removedor se encarrega de “desprender” a tinta da superfície, o que facilita a retirada com uma espátula.

Como é feita a aplicação?

De forma bem simples. Basta aplicar uma ou mais camadas generosas, a uma distância de 10 a 15 cm. É importante que toda a superfície receba o produto.

Após alguns minutos, a antiga tinta já pode ser removida com a ferramenta escolhida. Será visível o momento para desprender a tinta do local. Assim sendo, o tempo de ação pode variar a depender da quantidade de tinta na superfície.

Inclusive, tintas sintéticas podem exigir mais de uma aplicação do removedor.

2. Tinta spray para altas temperaturas

Já esse tipo de tinta spray promete um acabamento perfeito para superfícies expostas a altas temperaturas. Ou seja, seu acabamento é à base de resinas superresistentes que proporcionam esta superresistência ao calor.

Sua formulação é resistente ao calor a seco entre 200 °C e 600 °C.

Como é feita a aplicação?

Antes de aplicar esse tipo de tinta spray, você deve eliminar da superfície qualquer sujeiras e resíduos. Logo, é preciso lixar, remover poeira, gordura (óleos), bem como qualquer descascamento que surgir.

Depois, é só pulverizar o spray de alta temperatura a uma distância de 10 cm da superfície a ser pintada, fazendo movimentos uniformes na horizontal e vertical atingindo toda a área desejada.

3. Tinta spray luminosa

Para um acabamento glamouroso, a tinta spray com brilho é uma excelente opção. Muito usada em peças artesanais, ela aperfeiçoa o trabalho com um leve toque de luminosidade.

Ademais, a secagem é rápida e pode ser usada em diversos materiais como cerâmicas, metal, isopor e gesso. Certamente, é uma tinta spray para liberar a criatividade.

Como é feita a aplicação?

Nem sempre é necessário lixar a superfície antes de aplicar. Porém, o local deve estar completamente limpo.

Após a limpeza, agite bem o produto antes e durante toda a aplicação, pulverizando a uma distância de 10 cm da superfície a ser pintada, realizando movimentos uniformes, atingindo toda a área desejada.

Uma dica para melhorar o acabamento e aumentar a “luminosidade” é aplicar um fundo também com tinta Spray na cor branca.

4. Tinta spray metálica

Semelhante à tinta spray luminosa, a metálica também traz vida e beleza a objetos de decoração. Como o nome mesmo indica, seu acabamento metalizado transforma qualquer cor no momento da aplicação.

Como é feita a aplicação?

Da mesma maneira, a limpeza do local é essencial. Depois, basta pulverizar a uma distância de 10 cm da superfície a ser pintada, realizando movimentos uniformes, exatamente como a tinta spray luminosa.

5. Tinta spray de uso geral

Seu objetivo é facilitar a pintura de qualquer superfície. Como o acabamento fosco e brilhante, a tinta spray de uso geral é formulada para uma alta cobertura e secagem rápida. Basta escolher a cor desejada.

Como é feita a aplicação?

Realize a limpeza completa da superfície, o que inclui lixar e remover poeira, óleos e qualquer outro resíduo.

Para utilizá-la em superfícies de metais não ferrosos, como alumínio, cobre ou latão, há instruções específicas para tratar o local.

Já em superfícies de madeira nova, é aconselhável aplicar uma base protetora sintética para diminuir a absorção economizando a tinta de acabamento.

Agora que você conhece os 5 tipos de tinta spray mais práticos, modernos e fáceis de usar, pode escolher qual delas se adéqua melhor ao seu projeto de decoração ou de reforma da casa. Depois, é só começar a usar.

E se você deseja receber as melhores orientações em materiais e produtos para o acabamento da sua casa, é simples! Basta assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *