TINTA PARA PISO: DICAS DE QUANDO É PRECISO PINTAR O PISO

Renovar o chão trocando o piso de uma casa, escritório ou mesmo uma calçada pode levar qualquer um ao desespero, isso porque a mão de obra costuma ser demorada, cara e uma obra desse tipo deixa tudo de pernas para ar, porém, a renovação pode surgir usando tinta para piso.

Pintar o chão de um ambiente é uma das tendências que vieram com força total nos últimos anos no setor de home decor. Os motivos para fazer com que tantas pessoas adotem essa técnica é o fato de ser uma alternativa fácil, rápida, barata e com excelente durabilidade.

A tinta imobiliária para piso pode durar até 2 anos sem desbotar, craquelar ou sem que perca seu brilho e beleza. É uma tinta de alta performance que facilmente chega aos 5 anos quando aplicada corretamente. Com ela é possível brincar com cores, formatos geométricos e adaptar cada espaço a um estilo próprio e personalizado.

Vamos conhecer quais os tipos de tinta para piso existem, quais materiais são indicados para receber o produto e como mantê-la sempre bonita e vibrante!

Tinta para piso: qual a melhor opção?

Podemos encontrar dois tipos mais comuns e recomendados para tinta para piso: acrílica e à base de resinas especiais como os epóxis e PU. As tintas epóxi e PU são as mais resistentes e mais usadas, por conta da durabilidade e da sua alta resistência ao atrito e em alguns casos ao ataque químico.

A tinta acrílica possui maior variedade de cores e por ser base água e monocomponente, ou seja vem pronta para uso, é mais prática de utilizar e facilmente aplicável.

Em ambas as opções é possível ter diferentes tipos de acabamento: fosco, acetinado, semibrilho e brilhante. O interessante das tintas para piso é justamente o acabamento que se consegue, pois, o piso torna-se uma superfície única, sem recortes o que facilita a higienização do local.

Para ambientes externos e que necessitam de renovação periódica prefira o acabamento fosco e acrílico que é fácil de aplicar e mais barato; já para salas e cozinhas a opção com brilho fica moderno e sofisticado, para quartos e home theater a tinta com toque acetinado em cores vibrantes dará um toque de conforto.

Quais os tipos de piso e ambientes podem ser pintados?

  • Concretos rústicos e porosos;
  • Cerâmicas porosas;
  • Estacionamentos;
  • Áreas comercias;
  • Quadras poliesportivas.

 

Aplicação e manutenção – Saiba como usar a tinta para piso!

A tintura pode ser feita em diversos tipos de piso, porém, cada superfície requer um cuidado especial antes de receber a cobertura.

Na preparação do piso a principal etapa é a abertura de porosidade, todo piso para receber os acabamentos devem estar porosos e limpos, assim um bom lixamento é fundamental para a perfeita aderência do produto, nunca se deve aplicar os produtos em uma superfície sem porosidade.

No mais, todas as superfícies precisam estar coesas, limpas e secas.

Aplicação

Com a área porosa, limpa e seca, você pode começar a aplicar a tinta para piso, espalhando com a ajuda de rolo de lã e um cabo extensor. Procure fazer sempre movimentos na mesma direção para evitar riscos ou manchas.

Sempre siga criteriosamente as informações contidas nas embalagens e, se necessário, solicite junto ao fornecedor o boletim técnico do produto para mais informações.

A tinta para piso é resistente e forte, porém, é necessário dar entre duas e três demãos para que o acabamento fique perfeito. As demãos podem ser realizadas a cada 2h para tintas acrílicas e acima de 8 horas para as de alta performance. Para que o produto seque perfeitamente e a área possa receber a circulação de pessoas, é importante aguardar o tempo descrito na embalagem de cada produto- leia sempre as instruções no rótulo da tinta.

Manutenção

Não são necessários grandes esforços de manutenção, basta limpar bem a superfície com água e sabão neutro e água sanitária. É proibido o uso de produtos à base de solventes ou ceras, pois, podem danificar a cor.

Para ambientes internos uma dica é colocar protetores para os pés de mesas, cadeiras ou sofás para evitar ranhuras no piso, ou mesmo pedacinhos de feltro de média ou alta espessura.

Conhece alguém que pensa em pintar o chão de casa, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então, compartilhe agora mesmo esse artigo e mostre como a tinta para piso tem mil e uma vantagens na hora de redecorar uma casa!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *