Tinta impermeabilizante: a melhor opção para evitar mofo nas paredes

Cuidar da casa e mantê-la não apenas em ordem e bem decorada, mas com sua estrutura preservada, é algo básico e que precisa ser considerado prioridade por todos. Um dos principais cuidados gira em torno de evitar mofo nas paredes.

Afinal, o mofo – fungos e bactérias que se acumulam em ambientes úmidos – causa não apenas um risco às edificações, mas também provoca sérios problemas de saúde, como alergias diversas e doenças do trato respiratório.

Uma das maneiras mais eficazes de evitar mofo nas paredes e, também, com excelente custo-benefício, é usar tintas impermeabilizantes ou tintas emborrachadas. Você já conhece ou ouviu falar delas?

Bom, vamos te apresentar e mostrar as vantagens em investir nesse produto tão potente contra a proliferação de umidade e microrganismos nocivos que podem surgir na sua casa!

Vamos lá?

Tinta impermeabilizante: o que é e quais as vantagens?

A tinta impermeabilizante é um produto que, após aplicada na superfície, revela-se com uma característica elástica de toque acetinado com capacidade de proteger a área contra umidade, mofo e infiltrações.

Isso porque ela forma uma película protetora capaz de impedir que a infiltração se espalhe e comprometa a saúde da parede e, claro, sua estética. É muito indicada para áreas externas – muros e fachadas que ficam sob exposição do tempo e, também, ambientes internos, como áreas de serviços, banheiros e cozinhas – locais onde há mais umidade dentro de casa.

Vantagens

  • Acabamento sofisticado e acetinado;
  • Variação de cores;
  • Proteção contra infiltrações;
  • Fácil aplicação;
  • Excelente custo-benefício;
  • Proteção contra mofo e microrganismos nocivos à saúde;
  • Alto rendimento.

Como usar?

Sua aplicação é fácil: basta que a superfície esteja limpa, devidamente nivelada e sem trincos ou rachaduras. Pode ser aplicada diretamente na parede, porém, em superfícies com rebocos rústicos é indicado lixar e aplicar um fundo preparador de paredes.

Recomenda-se a aplicação de pelo menos três demãos, sendo necessário um espaço de 4h entre cada aplicação. A Tinta Impermeabilizante de Paredes e Muros Hydronorth possui em seu catálogo 10 cores disponíveis para combinar perfeitamente com a sua decoração.

Mofo nas paredes: encontre a raiz do problema!

As tintas impermeabilizantes são eficientes e ajudam a manter as paredes da casa longe de umidade e mofo. Porém, antes de tudo é preciso achar a raiz do problema. Em alguns imóveis, a umidade pode ser combatida apenas com o uso das tintas, já em outras situações a umidade pode ser sinônimo de vazamento de água.

Mas como descobrir qual o agente causador de mofo e umidade na minha casa? Simples, a primeira coisa a se observar é o local onde a mancha de bolor ou umidade surgiu, ou seja, sala, quarto, cozinha, banheiro.

Se a parede em questão não tem encanamentos ou passagem de água, então o problema pode ser solucionado com o uso da tinta impermeabilizante – isso pode acontecer em imóveis localizados próximos ao mar ou casas em regiões serranas, onde a umidade relativa do ar é muito grande, principalmente durante o inverno.

Se a umidade surgiu em uma parede que tem encanamento em seu interior, antes de passar a tinta impermeabilizante é fundamental verificar possíveis vazamentos. Um teste simples é fechar o registro de água e observar se o ponteiro do relógio permanece girando. Se sim, há vazamento.

Passe longe dos truques temporários ou caseiros!

Quando surge uma mancha de mofo nas paredes, muitas ideias, truques e sugestões “caseiras” ou temporárias aparecem.

  • Colocar papel de parede;
  • Fazer uma textura;
  • Investir em azulejos;
  • Fazer um painel de madeira;
  • Passar cal;
  • Usar um enorme vaso com alguma planta que “suga” umidade.

Quantas dessas soluções você já não ouviu de parentes ou amigos? Porém, todas elas trazem solução temporária ou são completamente ineficazes! Por exemplo, aplicar papel de parede, textura ou mesmo azulejo em uma parede com umidade ou mofo vai trará uma solução a curto prazo.

Isso porque, com o tempo, o mofo vai “reaparecer”, danificando todo o trabalho e fazendo com que você tenha mais gastos! Por isso, é sempre melhor investir em produtos que tragam soluções reais para eliminar mofo nas paredes e, nesse caso, as tintas impermeabilizantes têm se mostrado a melhor opção do mercado.

Gostou das nossas dicas sobre como eliminar o mofo nas paredes e como investir nas tintas impermeabilizantes que podem ser a solução para este problema? Quer mais dicas como esta? Então, continue lendo nosso blog para saber mais sobre como dar aquele toque especial na sua casa! 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *