Saiba como pintar paredes da sua casa do jeito certo

Pintar paredes da casa é um projeto comum para iniciantes em bricolagem. Afinal, quem nunca pensou: “ah, eu posso fazer isso”. E pode mesmo! Mas, antes de você pegar seu rolo e começar, é importante ter um plano, preparação e seguir alguns passos.

Por isso, acompanhe estas sete dicas para pintar paredes como um profissional da área! Confira todos os detalhes.

1. Escolha sua cor e produtos

Pintar paredes pode ser desafiador e no fim dar tudo certo. Porém, se tem alguma coisa que, com certeza, dará errado é escolher os produtos inadequados ou de má qualidade.

Por isso, antes mesmo de escolher a cor, escolha os produtos certos para o local que deseja pintar. Pense bem na seleção de cores e de tipos de tinta mais adequados para o ambiente que você irá pintar. A escolha certa dos produtos já é metade do trabalho perfeito.

2. Tenha à mão as ferramentas necessária

Cada projeto é único, e você pode precisar de ferramentas diferentes, dependendo da tinta que escolher e das condições de suas paredes, mas existem alguns itens que são obrigatórios.

  • Tinta;
  • Rolo de pintura;
  • Extensão do rolo de pintura;
  • Panos;
  • Pincéis de pintura;
  • Bandeja de pintura;
  • Lixa;
  • Espátula.

3. Prepare as paredes e o local

Você não quer danificar seu sofá favorito ou uma herança que a avó lhe deu, certo? Então esvazie o local de todos os móveis. Se você não tiver espaço suficiente, empurre tudo para o centro. Depois, cubra as peças com um pano ou plástico leve e faça o mesmo com o chão.

Depois disso, dependendo da parede e o tipo de tinta que havia lá antes, você terá que lixar e remover toda a sujeira, bem como qualquer poeirinha que houver.

4. Misture sua tinta

Use uma régua de madeira para mexer a tinta e mexa sempre durante todo o trabalho. Se você estiver usando mais de um galão de tinta, combine as latas em um balde grande, caso haja uma ligeira variação de cor.

5. Escolha suas técnicas de pintura

Trabalhe de cima para baixo na hora de pintar paredes, começando pelos tetos. Planejando uma parede focal arrojada? Uma dica: Se você estiver cobrindo paredes escuras com uma tonalidade mais brilhante, planeje três camadas.

6. Não se esqueça da ventilação

Certifique-se de que seu espaço seja bem ventilado durante todo o projeto, abrindo janelas e usando ventiladores. Manter o local quente e um ventilador soprando definitivamente ajuda a acelerar o processo de secagem. Considere que, se estiver um dia úmido, a tinta levará muito mais tempo para secar.

7. Depois de pintar paredes, limpe tudo

Para tintas à base de látex e água, limpe os pincéis com água e sabão. Já aqueles em que foram utilizadas tintas à base de solvente, exigirão aguarrás. Você pode usar o pincel de pintor para limpar e remodelar as cerdas.

Por fim, saiba que o tempo que levará para pintar paredes depende do tamanho do local, de como você está pintando e do seu nível de habilidade. No entanto, seguindo essas dicas acima seu projeto de pintar paredes será um sucesso!

E se você quiser saber mais sobre assuntos como esse, os melhores produtos e onde devem ser usados, não deixe de nos seguir nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *