Quando é necessário utilizar uma tinta impermeabilizante?

Em uma obra, a escolha dos materiais é determinante para a durabilidade do imóvel e o conforto dos moradores. Por isso, é interessante dar preferência a opções que ofereçam um bom custo-benefício, como a tinta impermeabilizante.

Continue a leitura deste artigo se você ainda não tem tanta experiência em obras. Nele, explicaremos o que é uma tinta impermeabilizante, quando usar este produto, como aplicá-lo e quais são as cores disponíveis.

Preparado?

O que é uma tinta impermeabilizante?

Basicamente, a tinta impermeabilizante é um produto que tem a capacidade de proteger as construções dos fenômenos climáticos e ajuda a diminuir desgastes estruturais e da pintura ao longo do tempo.

A tinta impermeabilizante é indicada para paredes externas e fachadas. Algumas superfícies que se beneficiam dela são as de alvenaria, pré-moldados e reboco.

Superfícies que não são devidamente impermeabilizadas podem sofrer com problemas de pintura, rachaduras e infiltrações. Dependendo da gravidade da situação, até mesmo a estrutura do imóvel pode acabar comprometida.

As infiltrações ainda potencializam a umidade, o que favorece a proliferação de mofos, fungos e bolores. Todos esses agentes são extremamente nocivos para a saúde respiratória dos seres humanos.

Quando usar este produto?

Antes de partir para a aplicação da tinta impermeabilizante, é importante avaliar a superfície onde ela será aplicada para descobrir se será preciso fazer algum tipo de preparação.

Caso encontre infiltrações, é interessante que você contrate um profissional especializado para identificar a origem do problema e fazer os reparos necessários.

Como aplicá-lo?

O recomendável é seguir as instruções do fabricante da tinta impermeabilizante que você escolher. As principais empresas do mercado recomendam passar três demãos e fazer intervalos de quatro horas entre elas.

Algumas tintas impermeabilizantes precisam ser diluídas em água antes da aplicação. Não ignore este detalhe, pois ele é capaz de fazer os produtos renderem mais e entregarem resultados melhores.

De maneira geral, a aplicação é assim: a primeira demão é responsável por selar a superfície, a segunda garante a ação impermeabilizante do produto e a terceira dá o acabamento necessário. Mas sempre fique atento às instruções do fabricante e ao estado da parede onde fará a aplicação.

Para aplicar a tinta impermeabilizante, você precisará de alguns acessórios, como rolos, pincéis e trinchas. Certifique-se de que eles estão à disposição antes de começar a pintura.

Quais são as cores disponíveis?

Atualmente, existem dezenas de opções de cores de tintas impermeabilizantes disponíveis no mercado. Portanto, escolha um tom que tenha a ver com o seu projeto e/ou as sensações que você deseja que a superfície transmita.

As cores claras ajudam a diminuir o calor do interior dos ambientes, pois refletem os raios solares. Já as escuras os absorvem.

Por exemplo, a tinta impermeabilizante da Hydronorth está disponível em 10 cores: branco, concreto, elefante, eucalipto, marfim, mel, melodia do mar, palha, terra roxa e verde amazonas.

A tinta impermeabilizante Paredes e Muros da Hydronorth foi formulada para formar uma membrana elástica de alto desempenho após a aplicação.

Você gostou de saber um pouco mais sobre a tinta impermeabilizante? Então, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos que passam por obras!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *