Onde usar tinta para piso em casa?

 Geralmente, quando as pessoas pensam em renovar o visual da casa ou apartamento, logo vêm à mente móveis novos, mudança de lugar ou pintura nova. A partir daí, no quesito “pintura nova”, a maioria troca a tinta das paredes e teto. Porém, já experimentou renovar o visual com tinta para piso?

Isso mesmo! Pintar o piso vai mudar significativamente o ambiente. Mas essa não é uma alternativa comum, principalmente porque muita gente tem dúvidas sobre onde usar tinta para piso em casa.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para te ajudar a encontrar o tipo ideal de tinta para o seu tipo de piso. Assim, você escolhe a cor que mais lhe agrada e dá aquele “up” no seu “lar doce lar”. Acompanhe o detalhes.

Chão cimentado

Vamos começar pelo chão cimentado, porque é um dos que mais geram dúvidas. Pode? O que usar? Fica bom?

Não só pode como fará um bem danado ao piso e ambiente. Isso porque, sendo um dos pisos mais baratos no mercado, sua aparência não é atraente como a maioria deseja. Por isso, a melhor coisa é usar tinta para piso nele.

Usando tinta acrílica você muda a cor do piso, elimina o incômodo daquela “poeirinha” que o piso de cimento costuma soltar e ainda pode lavar o chão sem medo de estragar o trabalho.

Por fim, o chão cimentado costuma ser um local externo na casa. Sendo assim, um toque de cor diferente vai deixar o ambiente bem agradável.

Piso de madeira

Primeiro vamos deixar claro que verniz não é tinta, certo? Sendo assim, pintar um piso de madeira é uma ótima ideia, principalmente se ele já estiver desgastado pelo tempo.

Para isso, o ideal é usar tinta para madeira. Essa tinta é uma versão de esmalte sintético ou epóxi. No entanto, vale ressaltar que, no caso de esmalte sintético, é preciso passar uma camada de verniz para manter a durabilidade da tinta.

Cerâmica (porosos e foscos)

Com relação ao piso de cerâmica, você não terá muitos problemas. Isso porque ele é um piso fácil de pintar, uma vez que não é necessário lixar a superfície ou remover cera.

Sendo assim, na hora de escolher uma tinta para pintar seu piso de cerâmica, a melhor opção são tintas epóxi. Elas aderem firmemente e demoram para se deteriorarem, mesmo se o ambiente for movimentado, úmido ou molhado.

Ou, se preferir, pode usar tinta de piso acrílica, o que traz mais vantagens para o bolso, pois é uma tinta “mais em conta” do que a epóxi. Porém, sendo à base de água, sua durabilidade no piso também é menor.

Tinta para piso em diversas superfícies

Talvez você não saiba, mas pode usar a tinta para piso em superfícies diversas. Há no mercado hoje tintas desenvolvidas para piso que também podem ser aplicadas em escadas, varandas, áreas de lazer e quadras de esportes, dentre outras.

Por fim, escolhendo o tipo ideal de tinta para piso, você consegue transformar sua casa sem muito trabalho e o melhor de tudo, com poucas despesas. Afinal, quem não quer o melhor dos dois mundos?

E se você está em dúvida se chegou ou não a hora de pintar o piso da sua casa, veja estas dicas de quando é preciso pintar o piso!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *