COR DO ANO PARA 2020: AMBIENTES SEMPRE MODERNOS

Tecnologia, natureza, família e bem-estar. Esses foram os pilares usados por pesquisadores para trilhar e definir quais as tendências de cores para 2020 na moda e no home decor. Tudo estará conectado para levar a cada composição e design solidez, conforto e autenticidade aos ambientes.

Quando um catálogo especializado em arquitetura, decoração e design apresenta as principais tendências para o próximo ano, muitas vezes, as pessoas ficam curiosas para saber como, afinal, chegou-se àquele resultado. Bom, a resposta é simples: por meio de estudos comportamentais que envolvem o cotidiano urbano, os avanços tecnológicos e os anseios emocionais de pessoas ao redor do mundo.

A cor do ano surge para unir todas as principais esferas da vida cotidiana de uma sociedade, trazendo personalidade, praticidade e conforto. Em 2020, ao contrário do que vem acontecendo nos últimos anos, as cores vão ganhar força e entrarão na decoração de casas e ambientes corporativos chamando atenção e se fazendo presentes.

E, então, prontos para descobrir quais são as tendências de cores para 2020 e qual cor do ano vai combinar com a sua casa e a sua personalidade? Vamos lá!

Home decor: conheça a tendência de cores para 2020!

As cores para o próximo ano virão para unir conforto, tecnologia, elementos da natureza e o resgate de tendências passadas.  E as 4 cores que vão comandar os principais catálogos do setor de home decor são:

1- Neo Mint

Essa será, talvez, a grande estrela de 2020. O neo mint é um tom de menta pastel, bem sutil, delicado e fashionista. Ele vem para trazer energia, positividade e conforto aos ambientes.

2- Cassis

Aqui temos cor! Uma mistura entre o rosa e o roxo, uma cor sólida, viva e cheia de entusiasmo, energia e personalidade. Serve para ambientes femininos e masculinos podendo ser destaque em quartos, salas ou cozinhas.

3- Cantaloupe

O cantaloupe é um laranja floral com toque de salmão que traz frescor e feminilidade ao ambiente. É uma cor ousada e bem comercial que pode ser usada tanto nos móveis como nas paredes, dando um toque descontraído de moderno ao espaço.

4- Mellow Yellow

A cor dos detalhes e dos objetos decorativos. O amarelo puxando para o mostarda já apareceu nos catálogos em outras estações, porém, agora ele surge mais fechado e terroso. Tem como proposta iluminar o ambiente em pequenas doses.

Como harmonizar um ambiente usando a cor do ano, mas sem pesar a mão?

Para um ambiente ter harmonia e não ficar “over” ou pesado demais é importante dosar a cor das paredes com os objetos de decoração, assim, conseguimos encontrar um equilíbrio perfeito e o melhor: um ambiente atemporal.

Para conseguir isso é essencial que a cor entre em um ponto central e os demais itens de decoração tragam referências pontuais do tom sobre tom. Dessa forma tudo irá se conectar, porém, não teremos um cômodo monocromático e exagerado.

Paredes

Quando resolvemos pintar as paredes usando uma das 4 tendências de cores para 2020 precisamos pensar no conjunto da obra, analisando: o tamanho do ambiente a ser decorado, quais objetos comporão o espaço e qual a sensação queremos ter assim que nele adentrarmos.

Com isso, você pode pintar todas as paredes da mesma cor, exceto o teto, e investir em móveis em tons neutros como madeira, tons metálicos e cores básicas – branco, nude, cinza. Escolher alguns objetos de decoração para também levar a cor escolhida: vasos, quadros, centros de mesa, almofadas e tapetes.

Caso prefira pintar apenas uma das paredes, usando-a como ponto central do ambiente, a dica é investir em sofás, puffs e objetos maiores no mesmo tom para que tudo se conecte.

Dica de cor: use e abuse dos tons Cassis e Cantaloupe para paredes.

Móveis

Sofás, armários, mesas e cadeiras. Tudo pode trazer cor e tudo pode ajudar a colorir um ambiente neutro e com pouca personalidade. Quando optamos por usar cor apenas nos móveis que preenchem o ambiente, estamos tornando o espaço autêntico, cheio de personalidade, moderno e fora da caixinha.

Móveis coloridos iluminam qualquer espaço, dão bossa e vida. Por isso, a dica é escolher cores neutras ou mesmo tons bem “desbotados” da cor escolhida para que os móveis ganhem espaço e destaque.

Dica de cor: aposte no tom Neo Mint para os móveis.

Decoração

Quadros, tapetes, cortinas, almofadas, luminárias, esculturas, vasos. Tudo pode e deve ter um toque de cor, porém, não aplique a mesma cor em todos os objetos para não sobrecarregar o ambiente.

Lembre-se branco, cinza e bege entram para equilibrar a decoração, pois, combinam com todas as cores e fazem a composição ganhar um suspiro. O preto também pode entrar, mas cuidado, pois, é uma cor com personalidade própria na decoração e pode pesar.

Dica de cor: para dar vida aos objetos aposte na tendência Mellow Yellow.

Gostou de conhecer as principais tendências de cores para 2020? Para você qual será a cor do ano adotada? Que tal compartilhar essas dicas em suas redes sociais e inspirar seus contatos com as tendências e as cores que vão colorir 2020? Até a próxima!

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *