Como aplicar textura de parede: saiba usar o Graffiato®

Na hora de pintar a casa, aplicar textura de parede é sempre um desafio para quem deseja fazer essa tarefa sozinho.

Porém, há maneiras de fazer isso do mesmo modo que um profissional faria. Basta saber o jeito certo. Por isso, elaboramos este artigo para mostrar as dicas certeiras para usar Graffiato® como um profissional.

Graffiato x textura

A diferença entre os dois está na estética. Sendo assim, o que escolher dependerá do que você deseja e em qual cômodo gostaria de usar. Ou seja, aplicar textura de parede tem seus pontos técnicos e jeito certo de fazer, mas também envolve o gosto pessoal.

A preparação da parede é a base

Se você imagina usar Graffiato® em sua casa e não dá muita importância à preparação da parede, pode ter certeza que o acabamento será de má qualidade.

Portanto, limpar, lixar e deixar a superfície uniforme é o primeiro passo para um “final feliz” no seu trabalho.

O material certo vai facilitar sua vida

Depois de lixar e nivelar a parede para receber o produto, você precisa ter à mão o material certo para aplicação. Veja o que você deve utilizar:

  • Desempenadeira lisa de metal 30 cm;
  • Trincha média;
  • Desempenadeira lisa de plástico 30 cm;
  • Fita crepe;
  • Balde com água e um pano;
  • Espátula de 10 cm e 15 cm;

Aplicar textura de parede

Para a textura, você usará um rolo próprio com ranhuras. Ele é igual a um rolo comum de pintura e essas ranhuras deixarão o efeito de textura na parede.

Dessa forma, use a criatividade na hora de comprar o rolo para o trabalho. Há diversas modelos com vários desenhos diferentes.

Na hora de dissolver a massa em água, há uma quantidade exata para que ela não fique muito mole ou muito firme. O ponto aqui é não errar na quantidade indicada. Nada de fazer “no olho”, ok? Siga atentamente as instruções do produto.

Com o auxílio da desempenadeira metálica lisa você deve aplicar a textura de cima para baixo e dos cantos para o meio. O ideal é trabalhar com faixas de 3,0 m² a 5,0m².

Por fim, faça a textura desejada enquanto o produto ainda estiver fresco, ou seja, logo após a aplicação.

Fazendo o Graffiato®

Assim com a textura, é preciso dissolver o produto na quantidade específica de água, segundo as instruções do fabricante.

A partir daí a aplicação é feita com a desempenadeira, igual se faz com a massa corrida, em um pouco de água para dar um ponto mais adequado à aplicação.

Depois de aplicar o Graffiato, você deve fazer os riscos com a desempenadeira de plástico. Nessa hora é você quem vai escolher o jeito. Pode ser feito na horizontal, vertical, espiral, quadrinhos, dentre várias outras formas.

Proteção na hora de aplicar textura de parede

Essa é basicamente a função do Graffiato®, proteger a parede. Como? Bem simples, depois de sua aplicação, o produto reveste o local impedindo que a umidade e infiltração danifiquem a parede ou muro.

Por fim, depois de aplicar textura de parede, você terá um local bem cuidado e protegido, sem abrir mão da beleza e da elegância que têm a textura e o Graffiato®.

E se você se animou a fazer esse trabalho em sua casa, assine nossa newsletter para receber mais dicas como essa!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *