Combinação de cores: como fazer para ambientes internos?

 

Vai redecorar a sua casa? Não sabe qual combinação de cores escolher?

Como você sabe, é possível montar a paleta do seu projeto de decoração com base nos matizes da sua preferência, no entanto, é igualmente importante entender a psicologia das cores ao escolher os tons de cada ambiente da casa.

De fato, as cores influenciam no nosso humor. Cores frias, como o verde e o azul, tendem a criar uma sensação de relaxamento, já cores quentes, como o laranja e o vermelho são capazes de tornar o ambiente mais vibrante e, até mesmo, mais sedutor.

Quer saber qual combinação de cores escolher para o seu projeto? Neste post vamos dar algumas dicas para te ajudar! Acompanhe!

Descubra a combinação de cores ideal para o seu projeto

1 Use cores complementares

Dependendo da personalidade única da sua casa, um espaço pode ser reconfortante ou exibir declarações únicas de amor e amizade. Pode ter um charme antiquado ou um apelo moderno.

Quer dar uma nova vida à sala entrada da sua casa? Aposte em cores complementares como o azul e o laranja. Além disso, trabalhe com matizes dentro de cada uma dessas famílias de cores.

A família do azul, por exemplo, inclui o azul-cobalto, o azul-turquesa e o azul-marinho. Já dentro da família do laranja é possível usar o coral e o ferrugem, tons realmente ricos.

Essa combinação de cores permitirá que o espaço ofereça aos visitantes uma sensação de tranquilidade fornecida pelo azul e, ao mesmo tempo, toques de humor oferecido pelo laranja. Para decorar o espaço, use cortinas laranjas, cadeiras, acessórios e sofás azuis, isso tornará o espaço mais bonito e vibrante.

2. Aposte no azul e branco

Quer apostar no azul para que o seu escritório seja um espaço tranquilo, mas não é a sua cor?

Usar azul e branco em um ambiente é como vestir uma camiseta branca com um jeans, ou um blazer azul-marinho com uma camisa branca, combinações que nunca saem da moda.

Nesse espaço é possível pintar as paredes de  diferentes tons de azul, o que aumentará a sensação de profundidade. Para combinar, invista em acessórios e móveis brancos, o efeito geral é elegante e, ao mesmo tempo, casual. Além disso, essa combinação de cores tornará o espaço bonito e aconchegante.

3. Use o branco para refrescar o ambiente

Objetos brancos são capazes de iluminar e modernizar o ambiente. Móveis brancos podem durar por muito tempo, uma vez que parecem atemporais.

Quer dar um toque jovem à sua sala de jantar? Use uma paleta de cores cítricas e aposte em cadeiras brancas. Ligado à espiritualidade e à sofisticação esse tom dará ao espaço um ar romântico e delicado. 

4. Não fuja dos meios-tons

Quer tornar a sua sala de estar mais espaçosa e não quer usar cores claras? Quer que todos os seus visitantes se sintam mais calmos ao chegar? As várias tonalidades de cinza são a solução para o seu problema.

Elegantes e serenos, tons de cinza tornam uma decoração mais moderna. Além disso, se você deseja expor muitas fotos e objetos de decoração, essa cor é o melhor pano de fundo para a sua arte. Embora possa ser usado em qualquer cômodo da casa, o cinza é uma solução particularmente sofisticada quando usado na sala de estar.

5. Preto, por que não?

Claro, o preto não é a cor mais óbvia para a pintura do quarto do casal – mas é isso que torna essa escolha tão boa. Um quarto com paredes negras é inesperado e dramático. Além disso, essa matiz torna o ambiente mais íntimo e aconchegante.

Ao investir no preto, seus móveis parecerão mais convidativos, assim como objetos de decoração, o que tornará esse espaço o seu lugar preferido da casa.

Gostou das nossas dicas sobre combinação de cores? Continue lendo o nosso blog para saber mais sobre o assunto!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *