5 Dicas como reformar sua casa de forma planejada

Quer descobrir como reformar a sua casa sem transtornos ou dores de cabeça? Como você sabe, uma reforma pode ser grande, exigindo que várias paredes sejam derrubadas e mudando toda a estrutura da casa, ou uma pequena, como a reforma de um banheiro que exija a troca do piso antigo por ardósia.

Para evitar problemas durante o processo é preciso planejar todas as etapas da obra e contratar uma boa equipe de trabalho. Além disso, é importante estar atento ao seu orçamento e pesquisar bastante antes de comprar os materiais de construção que serão usados.

Quer mais dicas de como reformar a sua casa? Continue a leitura do post!

5 dicas de como reformar

1. Planeje todas as etapas da reforma

O planejamento é de fundamental importância para garantir o bom resultado de um projeto. Antes de começar a reforma da sua casa é preciso definir todos os seus objetivos de forma clara. Pense em todos os espaços que precisarão ser reformulados e quais necessidades da sua família precisarão ser melhor atendidas.

Você precisa de um quarto extra para abrigar um parente? De mais espaço para as crianças? De uma área de lazer? Ou, quem sabe, de um escritório mais amplo? Responder a essas questões permitirá saber se a sua família poderá permanecer em casa durante a reforma ou se terá que se mudar durante algum tempo.

2. Monte o cronograma da reforma

Planeje todas as etapas e sequências do seu projeto de construção ou reforma. Defina todos os passos que serão executados cômodo por cômodo. Será preciso mudar todo o piso? Refazer a parte elétrica? Lixar todas as paredes? Essa análise facilitará a montagem do cronograma da obra e permitirá determinar a duração de cada etapa.

3. Contrate a sua equipe de trabalho

Uma parte importante de como reformar é a contratação da equipe de trabalho. Pesquise em sites ou revistas especializadas em busca de arquitetos que desenvolvam projetos que vão ao encontro das suas necessidades e as da sua família. Também vale pedir indicações de amigos e parentes. 

Estude o projeto proposto detalhadamente e discuta com o profissional todos os pontos que não tenham ficado claros. Depois de finalizado o escopo do projeto, peça ajuda ao seu novo arquiteto para contratar a sua equipe de trabalho, que deve contar com pedreiros, pintores e, se for o caso, com eletricistas e encanadores.

4. Pesquise bastante antes de comprar

Não deixe de pesquisar antes de comprar os materiais que serão utilizados no seu projeto de construção ou reforma. Como você sabe, os preços variam muito de loja para loja.

Além disso, fique atento a promoções e descontos que podem fazer com que você economize bastante dinheiro nessa etapa da obra.

5. Avalie o seu orçamento

Outra dica importante de como reformar é estabelecer o seu orçamento. Monte uma planilha que exiba todos os gastos previstos com mão de obra e material de construção. 

Além disso, estabeleça um valor de 30% para imprevistos como o início da temporada de chuva, indisponibilidade de material de construção ou erros de execução. Isso fará com que você tenha uma visão mais realista e precisa de todos os seus gastos.

Agora que você já está por dentro de algumas dicas de como reformar a sua casa, que tal descobrir qual é melhor opção pincéis ou trinchas?

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *