Ícone do site Hydroresolve

Para que serve e como usar fundo preparador de pintura?

fundo preparador de pintura
Tempo de leitura: 3 minutos

O fundo preparador de pintura é um tipo de revestimento, como um primer, que fica fisicamente entre sua pintura e a superfície. Ou seja, é a base de uma pintura, aplicada na superfície “bruta”.

Ele ajuda a vedar e proteger a base do que será pintado, por exemplo, evitando que partículas penetrem no local durante a pintura. Além disso, ele é perfeito para locais que precisarão de mais camadas de tinta.

Se você deseja realizar a pintura de um cômodo da casa e está em dúvida se deve ou não usar o produto, neste artigo traremos as principais informações sobre o fundo preparador de pintura, para que serve e como utilizá-lo. Fique atento aos detalhes!

Para que serve o fundo preparador de pintura?

O fundo preparador de pintura é indicado para repintura, para paredes de gesso, bem como paredes com algum problema como descascando ou que foram pintadas com cal por exemplo.

A intenção do fundo preparador de pintura é uniformizar a absorção na hora de realizar a pintura. Além disso, ele pode dar firmeza a um reboco fragilizado melhorando a ancoragem da tinta de acabamento, se for o caso.

Quais são as principais características?

Para que você não confunda o fundo preparador de pintura com outras tintas, saiba que sua principal característica é a capacidade de agregar as partículas soltas na superfície. Ou seja, ele ajunta as partículas soltas e isso facilita a aderência da tinta de acabamento.

Porém, isso não significa que você pode usar o fundo preparador de pintura no lugar de lixar o local e remover toda a poeira e detritos. Ele não é feito para isso.

Por isso, faça a limpeza anterior à pintura normalmente, o fundo preparador tornará o acabamento perfeito.

Como utilizar o fundo preparador de pintura?

Realize o preparo inicial da parede, como sempre ensinamos. Você deve lixar (se houver desníveis, ou tinta velha), limpar e remover toda a poeira.

Após, aplique o fundo preparador de pintura, como se estivesse aplicando uma tinta comum. Depois da aplicação, siga os passos normais para aplicação da tinta escolhida para o local.

Você perceberá que o uso do fundo preparador melhora a aderência da tinta, bem como sua durabilidade.

Ademais, outro dos vários pontos positivos é que ele proporciona um aumento no rendimento da tinta utilizada, uma vez que ele também homogeneíza a absorção da parede.

Devo utilizar o fundo preparador sempre que for realizar uma pintura?

A porosidade de uma superfície é a condição que mais frequentemente justifica o uso de um fundo preparador de tinta. Quando a superfície é porosa, o local atrai muita tinta.

O oposto também pode ser um problema. Por exemplo, quando a superfície já é pintada e não tão porosa, mas devido ao tempo de pintura a tinta já esteja desgastada, a adesão da tinta escolhida pode ser prejudicada. Isso porque o produto acaba por não se prender a nada e também justifica a utilização de um fundo preparador.

Sendo assim, o fundo preparador é valioso para vários tipos de trabalho. Por isso, cabe a você analisar o quão criterioso o trabalho de pintura exigirá de você e o seu material. O importante é sempre verificar a indicação nas embalagens da tinta de acabamento sobre qual tipo de fundo utilizar e quando utilizar.

E se você quer saber mais sobre assuntos como esse, é só assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo em primeira mão!